quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quoi ça sert l'amour



A quoi ça sert l'amour ?
On raconte toujours
Des histoires insensées.
A quoi ça sert d'aimer ?

L'amour ne s'explique pas !
C'est une chose comme ça,
Qui vient on ne sait d'où
Et vous prend tout à coup.

Moi, j'ai entendu dire
Que l'amour fait souffrir,
Que l'amour fait pleurer.
A quoi ça sert d'aimer ?

L'amour ça sert à quoi ?
A nous donner d' la joie
Avec des larmes aux yeux...
C'est triste et merveilleux !

Pourtant on dit souvent
Que l'amour est décevant,
Qu'il y en a un sur deux
Qui n'est jamais heureux...

Même quand on l'a perdu,
L'amour qu'on a connu
Vous laisse un goùt de miel.
L'amour c'est éternel !

Tout ça, c'est très joli,
Mais quand tout est fini,
Il ne vous reste rien
Qu'un immense chagrin...

Tout ce qui maintenant
Te semble déchirant,
Demain, sera pour toi
Un souvenir de joie !

En somme, si j'ai compris,
Sans amour dans la vie,
Sans ses joies, ses chagrins,
On a vécu pour rien ?

Mais oui ! Regarde-moi !
A chaque fois j'y crois
Et j'y croirai toujours...
Ça sert à ça, l'amour !
Mais toi, t'es le dernier,
Mais toi, t'es le premier !
Avant toi, 'y avait rien,
Avec toi je suis bien !
C'est toi que je voulais,
C'est toi qu'il me fallait !
Toi qui j'aimerai toujours...
Ça sert à ça, l'amour !..


(Édith Piaf)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Meus filhos







Meus filhos são obras divinas.
São ligados a mim, indissoluvelmente.


Para eles, meu primeiro pensamento no dia,
Para eles, meu último desejo de bênção à noite.


Meus filhos,
que Deus os guarde, proteja e ilumine.


Dia e noite.
Noite e dia.


Volto já.


Naiana Carapeba (27/09/2011)

Ação e Reação


"Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi."

"Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas."
(Terceira Lei de Newton)

Cada ação encontra seu correspondente,
em reação oposta e de igual intensidade.
Cada ato, intencional ou não,
alcança sua proporcionalidade na resposta que provoca.
Forças de igual magnitude,
de igual natureza.
Força que é a expressão física
da interação entre dois corpos.
Sempre aos pares: a ação e sua reação.

O que me frustra, porém, é saber que,
embora colineares e em módulos iguais,
sempre atiram-se as forças em sentidos opostos.


Naiana Carapeba (27/09/2011)

Lucky



Do you hear me talking to you
Across the water across the deep blue ocean
Under the open sky oh my, baby I'm trying

Boy I hear you in my dreams
I feel you whisper across the sea
I keep you with me in my heart
You make it easier when life gets hard

I'm lucky I'm in love with my best friend
Lucky to have been where I have been
Lucky to be coming home again
Oooohhhhoohhhhohhooohhooohhooohoooh

They don't know how long it takes
Waiting for a love like this
Every time we say goodbye
I wish we had one more kiss
I wait for you I promise you, I will

I'm lucky I'm in love with my best friend
Lucky to have been where I have been
Lucky to be coming home again
I'm lucky we're in love every way
Lucky to have stayed where we have stayed
Lucky to be coming home someday

And so I'm sailing through the sea
To an island where we'll meet
You'll hear the music, fill the air
I put a flower in your hair

And though the breeze is through the trees
Move so pretty you're all I see
As the world keeps spinning round
You hold me right here right now

I'm lucky I'm in love with my best friend
Lucky to have been where I have been
Lucky to be coming home again
I'm lucky we're in love every way
Lucky to have stayed where we have stayed
Lucky to be coming home someday

Ooohh ooooh oooh oooh ooh ooh ooh ooh
Ooooh ooooh oooh oooh ooh ooh ooh ooh


(Jason Mraz e Colbie Caillat)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Devagar



Por favor,
olhe-me devagar.
Muitas e muitas vezes, 
olharam-me rápido demais...


Por favor,
desfrute-me com paciência.
Muitas e muitas vezes,
fui sorvida aos goles...


Por favor,
ame-me com paixão: enlouquecidamente.
Muitas e muitas vezes,
amaram-me menos do que eu merecia...


Porém, não procure me entender.
Não há tradução possível.
Não sou inteligível.
Meu domínio reside no campo do sentir.


Naiana Carapeba (26/09/2011)


Estação


Amanheceu a primavera.
Mas, em mim, o outono não cessa de acontecer.
Em seus tons ocres,
e suas folhas cadentes,
como pontos de interrogação pingando nos meus caminhos.

Amanheceu nova estação.
Mas, meus olhos fincam alhures.
E sinto gostos antigos,
e seus frios orvalhados,
como densa névoa a encobrir os parques onde me perdi.

Amanheceu realidade distinta.
Mas, a mão crispada denuncia que ainda não há flores em meu jardim.
Enredam-se os dedos,
e estrangulam-se, no meu torrão, os seus diamantes,
na vã tentativa de se sufocar um inverno que jamais se despediu...


Naiana Carapeba (26/09/2011)

domingo, 25 de setembro de 2011

Dama de vermelho


A dama de vermelho impactou minha tarde.
Em seu desfile minimalista, 
acendeu minhas fantasias em bleu, blanc, rouge...

A dama de vermelho incendiou minha insônia.
Na noite que não tem fim,
sinto seus saltos vertiginosos fincando-se na minha pele...

A dama de vermelho sorriu em minha tristeza.
Lançou ao meu alcance
chaves que abrirão as portas do paraíso...

Naiana Carapeba (25/09/2011)

sábado, 24 de setembro de 2011

Paralelos literais




Você se antecipou a mim,
em minha fuga...
Partiu e dissipou a possibilidade de nós dois.

Cobrem-me brisas,
em ondas que vem e vão,
como pequenos trechos da nossa história já morta a lamber meu corpo.

Embora quentes, as noites fazem-me gelar a sua falta.
Sinto, em minha pele, os toques fugidios do nosso último abraço de amor.
As noites molhadas de chuva são perenes,
pois não amanheceram em minha consciência.

Mesmo em temperaturas glaciais,
sinto arder o seu corpo em mim.
Ainda experimento o seu peso a me paralisar -
em ansiedade, posse e entrega absoluta...

Você se antecipou a mim,
em sua viagem...
E, mais uma vez, o mundo eclodiu em paralelos literais.
Caminhos trilhados que jamais permitirão novos encontros.

Naiana Carapeba (24/09/2011)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quase



Sabia que hoje eu quase fui à sua casa?
Hoje, eu quase passei embaixo de sua janela,
mas fiquei com medo de quem encontraria embaixo de seus lençóis, junto a você...

Eu me segurei para não fazer o movimento que você deve fazer.
Eu me agarrei ao pouco de dignidade que ainda me resta -
Antes de pedir que você me abrace,
que você me diga que me ama e,
que não pode mais viver sem mim...

Sabia que hoje a tarde me trouxe um cheiro quase igual ao seu?
E, então, meus olhos quase choraram novamente por tudo, tudo o que não fomos?
Mas contive o tanto de sentimento que me subia aos golpes. 
Disfarcei o quanto ainda podia, apesar de todos me olhando...

Sabia que, hoje, eu quase desisti de tudo o que me segura e parti ao seu encontro, definitivamente?
Hoje, eu quase desfaleci ao peso da sua ausência.
Mas, sei que você já seguiu em frente e, então, nada mais tenho a fazer...

Sabia que, hoje, eu quase...
Quase...
Quase...

Naiana Carapeba (23/09/2011)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Silêncio





O meu silêncio é audível -
Ele arranha minhas entranhas.


O meu silêncio é decepção -
Ele me traspassa como se cravado no meu peito.


O meu silêncio é grito -
Ele está escrito nos meus lamentos.


O meu silêncio é ferida aberta -
Ele nasceu do meu desencanto.


O meu silêncio é morte -
Ele me sufoca com suas nuvens de pesar.


Naiana Carapeba (22/09/2011)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Confraria 2




Reconheço a dificuldade de lidar com um grupo como o meu.
Mulheres.
Mulheres jovens.
Mulheres jovens e bonitas.
Mulheres jovens, bonitas e bem-sucedidas.
Mulheres jovens, bonitas, bem-sucedidas e realizadas.
Mulheres poderosas.


Não. Desculpe-me, caríssimo.
Mas não haverá confissão de culpa.


Naiana Carapeba (21/09/2011)

Set fire to the rain




I let it fall, my heart,
And as it fell you rose to claim it.
It was dark and I was over,
Until you kissed my lips and you saved me.
My hands they were strong, but my knees were far too weak,
To stand into your arms without falling to your feet.

But there's a side to you that I never knew, I never knew.
All the things you'd say they were never true, never true,
And the games you'd play, you would always win, always win.

[Chorus]
But I set fire to the rain,
Watched it pour as I touched your face,
Well, it burned while I cried,
Cause I heard it screaming out your name, your name!

When laying with you I could stay there,
Close my eyes, feel you here forever,
You and me together, nothing is better!

Cause there's a side to you that I never knew, never knew,
All the things you'd say they were never true, never true,
And the games you'd play, you would always win, always win

[Chorus]
But I set fire to the rain,
Watched it pour as I touched your face,
Well, it burned while I cried,
'Cause I heard it screaming out your name, your name!

I set fire to the rain
And I feel lost into the flames,
Well, I felt something died
Cause I knew that that was the last time, the last time!

Sometimes I wake up by the door,
And heard you calling, must be waiting for you
Even that when we're already over
I can't help myself from looking for you

[Chorus]
I set fire to the rain,
Watched it pour as I touched your face,
Well, it burned when I cried,
'Cause I heard it screaming out you name, your name!

I set fire to the rain
And I feel lost into the flames,
Well, I felt something died
Cause I knew that that was the last time, the last time!

Oh, no,
Let it burn, oh
Let it burn,
Let it burn!
(performed by Adele - 21)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A um ausente

Imagem de Henri Cartier-Bresson
Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enloqueceu, enloquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.



(Carlos Drummond de Andrade)

Percepção Bressoniana


Sob a escusa de aguardar as surpresas trazidas do universo,
você se cala gélido,
você permanece imóvel,
esperando o outro agir.

Sob a escusa de aceitar tudo o que o destino lhe traz,
você entrega a responsabilidade ao outro,
você não se compromete,
esperando o outro decidir.

Sob a escusa de não se revoltar com sua sorte,
você não aproveita a oportunidade,
você não dispara o obturador,
esperando o outro clicar a pose que fora toda para você.

"Essa percepção bressoniana do momento a ser registrado é que faz a diferença."
(Revele-se - Fotografe Melhor - Setembro/2011).

Naiana Carapeba (20/09/2011)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sobre meninos e fogo



"Garotinho que brinca com fogo faz xixi na cama."


(Mamma Mia - O filme)

Dancing Queen




ROSIE & TANYA
You can dance

You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Diggin' the dancing queen

Friday night and the lights are low
Looking out for a place to go
Where they play the right music
Getting in the swing
You come to look for a king

TANYA
Anybody could be that guy
Night is young and the music's high
With a bit of rock music
Everything is fine
You're in the mood for a dance
And when you get the chance

DONNA / TANYA / ROSIE
You are the dancing queen
Young and sweet
Only seventeen
Dancing queen
Feel the beat from the tambourine
You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Diggin' the dancing queen

DONNA
You're a teaser, you turn 'em on
Leave 'em burning and then you're gone
Looking out for another
Anyone will do
You're in the mood for a dance
And when you get the chance

DONNA / TANYA / ROSIE
You are the dancing queen
Young and sweet
Only seventeen
Dancing queen
Feel the beat from the tambourine
You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Diggin' the dancing queen
See that girl
Watch that scene
Diggin' the dancing queen


(Mamma Mia)

Herança



Recebi, enfim, a herança que veio com sua morte:
Uma dor lancinante e aguda,
com a qual devo aprender a viver.
Conviver.


Espasmos que me cortam a garganta de madrugada,
quando meus olhos, virados para dentro,
enxergam o vazio que você me deixou
por herança.



Como é possível sentir saudades do que não vivi?
Sentir a ausência de um tempo não realizado,
a nostalgia do que não me pertenceu?


De herança, queria nada.
Não queria ser herdeira.
Desejava apenas aprender consigo,
integrar o seu legado.


Naiana Carapeba (19/09/2011)

domingo, 18 de setembro de 2011

Polonius advice to Laertes



"Yet here, Laertes! aboard, aboard, for shame!
The wind sits in the shoulder of your sail,
And you are stay'd for.
There,--my blessing with thee!
[Laying his hand on Laertes's head.]

And these few precepts in thy memory
Look thou character.
Give thy thoughts no tongue,
Nor any unproportion'd thought his act.
Be thou familiar, but by no means vulgar.
Those friends thou hast, and their adoption tried,
Grapple them unto thy soul with hoops of steel;
But do not dull thy palm with entertainment
Of each new-hatch'd, unfledg'd comrade. Beware
Of entrance to a quarrel; but, being in,
Bear't that the opposed may beware of thee.
Give every man thine ear, but few thy voice:
Take each man's censure, but reserve thy judgment.
Costly thy habit as thy purse can buy,
But not express'd in fancy; rich, not gaudy:
For the apparel oft proclaims the man;
And they in France of the best rank and station
Are most select and generous chief in that.
Neither a borrower nor a lender be:
For loan oft loses both itself and friend;
And borrowing dulls the edge of husbandry.
This above all,--to thine own self be true;
And it must follow, as the night the day,
Thou canst not then be false to any man.
Farewell: my blessing season this in thee!" 

(William Shakespeare -
Hamlet, Prince of Denmark -
Act I - Scene III)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sonhador



Encontrei meu sonhador
sentado nos degraus de minha vida.
Observando-a atentamente,
racionalizando minhas escolhas -
E esperando por sinais que não virão jamais.


Encontrei meu sonhador
virando as páginas de meu livro.
Lendo-o sofregamente,
questionando minha filosofia,
por julgá-la inferior à sua própria -
E esperando por surpresas que não acontecerão jamais.


Encontrei meu sonhador
inflando-se de expectativas sobre mim.
Formando uma imagem que não corresponde a quem sou,
pois sou mais do que pode ver,
mas sou menos do que pode sonhar.
Ele espera por alguém que não sou eu.
Por quem não serei jamais.


Naiana Carapeba (15/09/2011)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Acolhida e exílio



Eu sabia que em algum lugar havia sentimento a transbordar.
Eu sabia que não estava a observar mera esfinge gélida.
Eu sabia...


Era um pressentimento, literalmente.
Algo que eu já sabia antes.
Desde sempre.


O que eu não sabia era que o sentimento transbordaria em revolta.
Em agressões...
Em descontrole...


Eu não sabia que, após uma acolhida tão próxima,
seria necessário um exílio tão longe...


Naiana Carapeba (14//09/2011)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dó maior



Preciso calar minha voz -
e fazer coro com o silêncio de meus sentimentos.


Acordei, mas, à minha volta, o ar gelava meus atos.
Sentei-me, então, sentindo toda a densidade
de minha pausa emocional.


Acordei meus olhos cegos,
que miravam a você dentro de mim -
Em fuga,
em espiral,
em devaneios,
em seu fim.


Preciso calar meus anseios -
Por passeios em parques vazios,
por névoa encobrindo o acostamento,
por um arco-íris monumental...


Nada há a encontrar.
Meus passos não tem o que seguir.


Escutei o som ritmado do fôlego -
que me falta.
Faltei às aulas e perdi o aprendizado -
que me abre lacunas.
Como feridas dilaceradas -
em meu corpo.
Como cristal quebrado -
sem conserto possível.


Meu concerto é em dó maior.


Naiana Carapeba  (13/09/2011) 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sobre meninos e homens

(imagem de capa do Correio Braziliense do dia 09/09/2011)

Um menino pode provocar faíscas e atiçar brasas,
mas é preciso um homem para mantê-las indefinidamente.

Um menino pode brincar com fogo,
mas é preciso um homem para dominar o incêndio que provocou.

Um menino pode lançar palavras ao vento,
mas é preciso um homem para assinar embaixo do que escreveu.


Quem encontra um homem de fogo
não quer mais banhos d'água fria...

Naiana Carapeba (12/09/2011)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem é esse ser?





Quem é esse ser?
De extremos...
A quem você ama e odeia com tanta intensidade...


Quem é esse ser?
Que habita seu inconsciente...
A quem você dá ordens e comandos gritados ao vento...


Quem é esse ser?
Ignorante e sapiente...
A quem você desafia por estar tão desinteressado...


Naiana Carapeba (08/09/2011)

Da inveja



"Ah, ele sabia−o bem ! Tinha antipatias em Lisboa. Ninguém lhe perdoara ainda a peliça. A sua verve, toda em sarcasmos, ofendia. E era desagradável para muita gente que um homem, com esse espírito tão perigoso de ferro em brasa, tivesse uma mãe rica, e fosse independente."


(Os Maias - Eça de Queiroz).

domingo, 4 de setembro de 2011

Alexandre



Era um vôo rumo ao desconhecido -
Mas se tornou um encontro de almas
E um costurar de destinos.

Era um passo de equilibrista -
Mas se tornou a certeza que embala meus sonhos
E um toque infantil de fantasia.

Era uma tentativa, apenas -
Mas se tornou o grande acerto
E a prova final de minha existência.

Naiana Carapeba (04/09/2011)

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